sábado, 3 de outubro de 2009

CURIOSIDADES FRANCISCANAS



Crucifixo de São Damião

O Crucifixo de São Damião foi pintado no século XII por um desconhecido artista da Úmbria, região da Itália.

A pintura é de estilo romântico, sob clara influência oriental: o pedestal sobre o qual estão os pés de Cristo pregados separadamente; e de influência siríaca: a barba de Cristo; a face circundada pelo emoldurado dos cabelos; a presença dos anjos e cruz com a longa haste segurada na mão, por Cristo (só visível na pintura original), no alto, encimando a cruz.
O Crucifixo original de São Damião está guardado com grande zelo pelas irmãs Clarissas, na Basílica de Santa Clara de Assis, e é visitado por estudiosos, devotos e turistas do mundo todo. É um monumento histórico franciscano e universal.

Igreja no Brasil celebra Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro


BRASILIA, 30 Set. 09 / 01:00 pm (ACI).- A Igreja no Brasil realiza, entre os dias 1 e 7 de outubro, a Semana Nacional da Vida, cujo objetivo é celebrar a vida da pessoa humana, desde sua concepção até a morte natural, ademais, a comemoração termina no dia 8, com a celebração do Dia do Nascituro, informa a nota divulgada hoje pela CNBB na sua página oficial.
O projeto da Semana, que foi instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil no ano 2005, é coordenada pela Comissão Episcopal para a Vida e Família e pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar. De acordo com as Comissões, o objetivo do evento é criar um espaço para anunciar, debater e esclarecer as pessoas sobre a grandeza e o valor da vida.
Durante os sete dias, todas as dioceses estão convidadas a desenvolver atividades em favor da vida. Entre as sugestões para estas atividades a CNBB divulgou as seguintes: realizar orações habituais em cada comunidade cristã, em grupos e em família; instituir na comunidade um dia por mês para celebrar o Dia de Oração pela Vida; promover encontros de casais, pais e filhos, namorados e noivos; visitar asilos, orfanatos e maternidades, entre outros.

Celebrando o Dia do Nascituro

No dia 8 de outubro a Igreja celebra o Dia do Nascituro. O objetivo da data é dar destaque à importância do nascituro como ser humano já concebido que se encontra no ventre materno e que goza do direito à vida. “É por isso que este ser humano possui o direito de ser respeitado na sua integridade e dignidade como a de qualquer pessoa já nascida”, recordam as Comissões.



Para mais informação visite:

http://www.cnbb.org.br/ns/modules/mastop_publish/files/files_48d3b1425a95a.pdf

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Santos Anjos da Guarda - 2 de Outubro


Neste dia em que fazemos memória do nosso protetor, a Igreja termina assim o hino e oração da manhã: "Salvai por vosso filho a nós, no amor; ungidos sejamos pelos anjos; por Deus trino, protegidos!"

A palavra anjo significa, "enviado, mensageiro divino", muitas vezes encontramos as manifestações dos anjos como missionários de Deus, e por isso, com clareza lemos no salmo 91: "Pois Ele encarregará seus anjos de guardar-te em todos os teus caminhos". 

Quando nos deparamos com a Anunciação e outros Mistérios da vida de Jesus, conseguimos perceber que este salmo profetiza a presença dos anjos na vida do Senhor. Ora, Cristo é o primogênito de todas as criaturas, nosso irmão e modelo. Se portanto sua humanidade, apesar de unida com a Divindade, era continuamente protegida por anjos, logo quanto mais devemos ser nós, seus membros tão frágeis. Tanto o Pai quer isto que revelou a Jesus : "Guardai-vos de desprezar algum desses pequeninos, pois eu vos digo, nos céus os seus anjos se mantêm sem cessar na presença do meu Pai que está nos céus." (Mt 18,10)

Nos Atos dos Apóstolos e nos escritos de São Bernardo, Santo Tomás de Aquino e outros Doutores da Igreja, encontramos testemunhos que nos motivam a confiarmos nos Santos Anjos protetores de cada um, pois atesta a Sagrada Escritura: "Não são todos (os anjos) eles espíritos cumpridores de funções e enviados a serviço, em proveito daqueles que devem receber a salvação como herança?" (Hb 1,14)

Na Inglaterra desde o ano 800 acontecia uma festa dedicada aos Anjos da Guarda e a partir do ano 1111 surgiu uma linda oração (apresentada a seguir). Da Inglaterra esta festa se estendeu de maneira universal depois do ano 1608 por iniciativa do Sumo Pontífice da época. Aprendamos e rezemos esta quase milenar prece: "Anjo do Senhor - que por ordem da piedosa providência Divina, sois meu guardião - guardai-me neste dia (tarde ou noite); iluminai meu entendimento; dirigi meus afetos; governai meus sentimentos para que eu jamais ofenda ao Deus e Senhor. Amém."

Santos Anjos da Guarda...rogai por nós!

fonte: cancaonova.com

Santos Missionários- Santa Teresinha e São Francisco

- Santa Teresinha do Menino Jesus
enviiado por Rosinha


"Não quero ser santa pela metade, escolho tudo". Nasceu em Alençon (França) em 1873 e morreu no ano de 1897. Santa Teresinha não só descobriu que no coração da Igreja sua vocação era o amor, mas sabia que o seu coração - e o de todos nós - foi feito para amar. Teresinha entrou com 15 anos, no Mosteiro das Carmelitas em Lisieux, com a autorização do Papa Leão XIII e sua vida se passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.
Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, ofereciam a Deus pela salvação das almas e na intenção da Igreja.
 Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, esteve como criança para o pai, livre, igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus e, tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou um lindo e possível caminho de santidade: infância espiritual.

CAMPANHA MISSIONÁRIA – OUTUBRO 2009

Mais uma vez está aí o mês de Outubro nos convidando para celebrar com entusiasmo e muita abertura a Campanha Missionária. Ela é promovida pela Pontifícia Obra da Propagação da Fé, sediada em Roma, e é realizada em todas as dioceses e paróquias do mundo inteiro. A campanha tem seu ponto alto no Dia Mundial das Missões, celebrado no penúltimo domingo do mês de Outubro, este ano, dia 18.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Notícias da Igreja

Juazeiro do Norte acolhe 5 mil catequistas em Romaria do Regional Nordeste 1

Juazeiro do Norte (CE) sediou no último dia 27, a 2ª Romaria dos Catequistas do Regional Nordeste 1 da CNBB (Ceará). O encontro reuniu 5 mil catequistas romeiros das dioceses que compõem o Regional (arquidiocese de Fortaleza, Itapipoca, Quixadá, Crateús, Tianguá, Sobral, Iguatu, Limoeiro do Norte e Crato, que foi a diocese acolhedora).


novena das rosas‏


Reza-se durante os nove dias a seguinte oração abaixo:

Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, eu vos agradeço todos os favores, todas as graças com que enriquecestes a alma de vossa serva Teresa do Menino Jesus, durante os 24 anos que passou na terra e pelos méritos de tão querida Santinha, concedei-me a graça que ardentemente vos peço (pedir a graça...), se for conforme a vossa santíssima vontade e para salvação de minha alma.

Ajudai minha fé e minha esperança, ó Santa Teresinha, cumprindo mais uma vez vossa promessa de que ninguém vos invocaria em vão, fazendo-me ganhar uma rosa, sinal de que alcançarei a graça pedida. Glória ao Pai... (24 vezes)
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!
Ave-Maria... Pai Nosso...

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

DIA 30 DE SETEMBRO. FESTA DE SÃO JERONIMO‏

Festa Litúrgica: 30 de setembro

Em setembro, mês da Bíblia, celebramos a Memória do grande "tradutor e exegeta da Bíblia São Jerônimo, presbítero e Doutor da Igreja. Jerônimo nasceu na Dalmácia em 340, e mereceu ser conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador exegita e doutor, como ninguém nas sagradas escrituras, por isso:
"Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, e quem ignora, portanto ignorar as escrituras é ignorar a Cristo".
Com posse da herança dos pais, foi realizar sua vocação de amante dos estudos em Roma, e assim conheceu Jesus e recebeu do papa libério o Batismo, que o levou a formar uma pequena comunidade religiosa, inclinado pela radicalidade, fez uma forte experiência monacal, e logo em seguida dirigiu-se a Constantinopla, atraído pela fama oratória de são Gregório da Sagrada Escritura. Ordenado sacerdote e monge, retirou-se para estudos, a fim de responder com a literatura as necessidades da época.
Tendo estudado as línguas originais para melhor compreender as Escrituras, Jerônimo pôde a pedido do papa Dâmaso, traduzir com precisão para o latim, língua oficial da igreja: A Vulgata, assim com alegria e prazer se emprenhou para enriquecer a Igreja universal. Saiu de Roma, e como monge penitente e estudioso, continuou seus trabalhos bíblicos, até falecer em 420, aos 30 de setembro, com praticamente 80 anos.
A igreja o declarou padroeiro dos estudos bíblicos e o "dia da Bíblia" foi colocado no dia 30 de setembro, dia de sua morte e posse da promessa bíblica da Vida Eterna.
São Jerônimo...rogai por nós!


enviado por Dysnei Thaim

curiosidades Franciscanas


Tau - Simbolos e Significados


Há certos sinais que revelam uma escolha de vida. O TAU, um dos mais famosos símbolos franciscanos, hoje está presente no peito das pessoas num cordão, num broche, enfeitando paredes numa escultura expressiva de madeira, num pôster ou pintura. Que escolha de vida revela o TAU? Ele é um símbolo antigo, misterioso e vital que recorda tempo e eternidade. A grande busca do humano querendo tocar sempre o divino e este vindo expressar-se na condição humana. Horizontalidade e verticalidade. As duas linhas: Céu e Terra! Temos o símbolo do TAU riscado nas cavernas do humano primitivo. Nos objetos do Faraó Achenaton no antigo Egito e na arte da civilização Maia. Francisco de Assis o atualizou e imortalizou. Não criou o TAU, mas o herdou como um símbolo seu de busca do Divino e Salvação Universal.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

São Miguel, São Gabriel e São Rafael


Hoje, 29 de setembro, a Igreja celebra a festa de três Arcanjos, os Santos Miguel, Gabriel e Rafael.
A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. A palavra "Arcanjo" significa "Anjo principal". E a palavra "Anjo", por sua vez, significa "mensageiro".

Camocim, 130 anos!

A Renovação Carismática Católica parabeniza a todos os camocinenses pelo aniversário de 130 anos de emancipação política da cidade de Camocim. Somos felizes por habitar neste solo, terra de homens e mulheres fortes; um povo feroz, pertinaz e lutador, como canta o Maestro Valmir Rocha nas belas estrofes do Hino de Camocim.
Nosso maior presente a esta terra é levar Deus aos corações daqueles que aqui habitam, para que todos possar colocar-se à disposição do Senhor na efetivação de uma sociedade mais justa e mais igualitária, onde a promoção da dignidade humana seja prioritária. Faz parte também do nosso presente o ato de levantar orações por esta cidade, seguindo o exemplo do Senhor Jesus ao orar por Jerusalém. Faz parte ainda do nosso presente continuar servindo, à luz do Espírito Santo, aos camocinenses, alimentando o desejo de que nosso povo cresça a cada dia na intimidade com Deus e no testemunho cristão.Rogamos ao Bom Jesus dos Navegantes, que, lá do alto céu, derrame sobre esta cidade bênçãos abundantes, proporcionando ao povo camocinense dias prósperos, tranquilos e felizes.
Renovação Carismática Católica - Camocim / Ceará.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

XI CONGRESSO DIOCESANO DA RCC


A Renovação Carismática Católica da Diocese de Tianguá se prepara para o seu XI CONGRESSO DIOCESANO. O evento será realizado nos dias 28 e 29 de Novembro próximos, na cidade de Croatá - Paróquia Nossa Senhora das Dores (Região Sul da Diocese). Este ano, o evento terá como tema "JESUS CRISTO É O SENHOR!", seguindo a moção dada para a RCC Brasil neste ano de 2009. Participarão como pregadores oficiais do evento: Lucivanda Fontenele (Coordenadora Diocesana da RCC Tianguá), Padre Felinto (Pároco de Croatá) e Ricardo Sá (Missionário da Comunidade Canção Nova).

A Renovação Carismática Católica está presente em quase todas as Paróquias da Diocese de Tianguá, contando com um Conselho Diocesano bem estruturado, o que viabiliza uma eficaz sintonia com o projeto de evangelização da Igreja Particular. E o Congresso Diocesano, a cada ano, é o momento de celebração das graças vivenciadas pelo movimento em sua caminhada, constituindo-se também um momento de revigoramento daqueles que aceitaram o convite do Senhor Jesus para o serviço em Sua obra.
Desde já, todos os Grupos de Oração da Diocese já se organizam e articulam momentos de intercessão para que tal evento seja oportuno para o amadurecimento da RCC. Na Região Norte da Diocese (Litoral Oeste do Estado do Ceará), a intercessão acontece no quarto final de semana de cada mês. Seguindo este direcionamento, a RCC Camocim está realizando vigílias mensalmente, diante do Santíssimo Sacramento. Estejamos, portanto, unidos, diante do Senhor, clamando que Ele derrame, de maneira nova e abundante, o Espírito Santo sobre nós, nos capacitando para o serviço em sua obra, e formando-nos para a santidade."E toda boca proclame, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é o Senhor!" (Fl 2, 11)
extraido do Blog: RCC Camocim

domingo, 27 de setembro de 2009

Notícias do Brasil e do Mundo

Enfermeira cristã obrigada a deixar enfermaria por carregar um crucifixo
Processará o Serviço Nacional de Saúde do Reino UnidoPor Nieves San MartínLONDRES, quinta-feira, 24 de setembro de 2009 (ZENIT.org).-
Uma enfermeira cristã do Reino Unido foi objeto de uma ação disciplinar por carregar um pingente com uma cruz.Shirley Chaplin, de 54 anos, empreenderá uma ação no Tribunal Trabalhista por discriminação, já que a senhora Chaplin crê ser discriminada por causa de sua fé, informava nesta quarta-feira o Christian Post.
Anteriormente foi dito à senhora Chaplin, por parte do Hospital Royal Devon and Exeter, que não podia levar a cruz de prata de 2,5 centímetros abertamente em seu pescoço porque viola sua política de uniforme e é um risco para os pacientes, segundo o jornal Telegraph.Também lhe disseram que ou aceitava o emprego em um posto não como enfermeira ou enfrentaria a demissão. O Serviço Nacional de Saúde (NHS) insistiu que o pingente poderia colocá-la em perigo ou algum paciente se fosse agarrado.A senhora Chaplin disse que levava a cruz desde que começou a trabalhar no hospital há trinta anos, e afirmou que está sendo perseguida por suas crenças cristãs.Contudo, o hospital se acomoda a outros símbolos de fé, tais como as enfermeiras muçulmanas que levam o chador, informou o Daily Express.O jornal disse que a senhora Chaplin, mãe de dois filhos, de Kem, perto de Exeter, se aposentará dentro de oito meses.Ela acrescentou: “Levei uma cruz por anos e agora, ao final de minha carreira, me disseram que deveria tirá-la”.“Não posso explicar como a cruz é importante para mim. É como eu expresso minha fé. Dizer-me que devo tirá-la comoveu-me completamente. Minha fé cristã é o que motiva a cuidar dos demais”, disse Chaplin ao Daily Express.“Mas sinto que estou sendo intimidada e vitimizada por minha fé. Fiquei impressionada quando o Executivo de Saúde e Segurança me disse que não há dados de nenhum caso de danos causados por um pingente”.A senhora Chaplin foi apoiada pelo Centro Cristão Legal (CLC), um grupo que luta pela liberdade religiosa.Andrea Minichiello Williams, advogado e diretor disse:“Hoje, uma enfermeira que serviu fielmente ao público de Exeter com suas habilidades profissionais foi forçada, sob coação, a deixar a enfermaria e assumir um papel administrativo, tudo porque a empresa não permite que carregue uma cruz, a imagem do cristianismo mundialmente reconhecida e apreciada.“Não foi deixada nenhuma outra opção para a senhora Chaplin que aceitar, mas hoje nos instruiu para iniciar uma ação ante o Tribunal do Trabalho por discriminação contra seus empregados”, segundo informou a Associação de Imprensa do Reino Unido.Data da publicação: 24/09/2009

Moções Proféticas



Consagrar a língua para o serviço do Senhor


“Tomarás o óleo de unção e ungirás com ele o tabernáculo com tudo o que ele contém; consagrá-lo-ás com todo o seu mobiliário para que ele se torne uma coisa santa. Ungirás o altar dos holocaustos e todos os seus utensílios; em virtude de tua consagração, o altar se tornará uma coisa santíssima.” Ex 40, 9-10

Assim nos exortou o Senhor: “Dobra a tua língua diante de mim, curva-te diante de minha santidade. Consagra tua língua a mim, assim como eram consagrados os objetos do templo e estes não podiam mais ser usados para fins pagãos. Dá-te conta da minha presença santa.”
Moção: Consagrar é separar para o serviço do Senhor. Então, devemos usar o nosso falar para servir a Deus, para louvá-lo, para abençoar, para evangelizar, para consolar, para animar, para edificar, e se for para corrigir, que seja mais uma vez guiados pelo Espírito Santo e sua verdade. Todos os dias, pela manhã, antes de falar com a primeira pessoa, mesmo que seja um simples “bom dia”, fazer uma oração de entrega da nossa língua e do nosso falar ao Senhor, pedindo ao Espírito Santo que nos guie e derrame sua unção sobre as palavras que saírem da nossa boca. Para nos ajudar na nossa oração, podemos orar com a Palavra, usando a “oração para ser preservado do pecado”, que se encontra em Eclo 22, 33 e Eclo 23, 1-3: “Quem porá uma guarda à minha boca, e um selo inviolável nos meus lábios, para que eu não caia por sua causa, e para que minha língua não me perca? Senhor, meu pai e soberano de minha vida, não me abandoneis ao conselho de meus lábios, e não permitais que eles me façam sucumbir. Quem fará sentir o chicote aos meus pensamentos, em meu coração a doutrina da sabedoria, para eu não ser poupado nos pecados por ignorância, a fim de que esses erros não apareçam, para que não aumentem as minhas omissões, e não se multipliquem as minhas ignorâncias, e eu não caia diante de meus adversários, e não se escarneça diante de mim o meu inimigo?”.
rccbrasil.org.br

 

©2012 Grupo Renascer | Template Grupo Grupo Renascer by